O meu nome é José Maria Amaral e desde cedo dediquei a minha vida às chamadas terapias não convencionais (TNC).

Estudei Relações Internacionais na Universidade Lusíada, frequentei um Mestrado em Estudos Americanos no Senado da Universidade de Londres, e até trabalhei no Ministério dos Negócios Estrangeiros português. Em 2003 comecei a realizar consultas públicas e cursos de Reiki uma vez, uma vez que já tinha completado os meus estudos e iniciações adequadas.

Mas foi em 2007 na área de Osteopatia/Quiromassagem/Reflexologia Podal que comecei de uma forma mais técnica mas também holística.

Fiz formação no Instituto de Salud Integral Kiros em Sevilha, onde estudei Osteopatia durante 4 anos.

Também dei cursos de Reflexologia Podal (curso escrito e registado por mim no IGAC - Inspeção Geral das Atividades Culturais).

Em 2009 comecei uma nova formação em Naturopatia no Instituto Português de Naturologia em Lisboa onde aprendi a auriculoterapia (acupunctura nos ouvidos), fitoterapia, Iridiologia e nutrição ortomolecular. A formação terminou com a defesa da tese em Junho de 2014. Tema de tese: "Para o controlo da Hipercolesterolemia, será mais relevante a abordagem alopática ou naturopática?Estatinas e/ou Levedura de Arroz Vermelho? Excerto da tese publicada no Boletim Vida Sã Nº.5/2015 Sociedade Portuguesa de Naturalogia, Instituição de Utilidade Pública.

Conclui também o 3º ano do curso de Homeopatia para profissionais da Academia Internacional de Homeopatia Integrativa.

Após este período fui convidado a ser formador no Instituto Português de Naturologia (IPN) para as disciplinas de Nutrição Ortomolecular, Fitoterapia, Iridologia, Oligoelementos e supervisor dos alunos do Estágio de Observação ou Imagiologia, Técnicas de Observação e Psicologia Terapêutica (3º ano); bem como supervisor dos alunos em trabalho clínico e estágio profissional (4º ano). Cargo que exerço há alguns anos.

Quero também salientar que tenho prestado cuidados terapêuticos em medicina natural ao público em várias clínicas em Portugal Continental e nas Ilhas e, para além do acima referido, incluo também na minha oferta terapêutica SCIO (International Licensed Quantum Biofeedback Therapist) formando desta forma um conceito integrativo de medicina preventiva à disposição da Saúde e da sua Homeostase.

Em Maio de 2020 fui convidado a publicar um artigo numa revista científica francesa sobre o tema: "Reconnaissance de la Naturopathie - L Exemple Portugais". Este artigo foi então traduzido e publicado em Portugal na revista Espaço Aberto, em Agosto de 2020 e mais recentemente publicado na comunidade de Naturopatas do Brasil.

Finalmente, fui orador convidado em vários podcasts em Portugal e no estrangeiro (em programas de web rádio internacional) para falar sobre Saúde e Medicina Natural e tenho um podcast semanal destes temas chamado Embondeiro no Spotify e no Canal youtube (Embondeiro Podcast).

Diplomado em Naturopatia e Homeopatia pelo Instituto Português de Naturologia.

Terapeuta Biofeedback (SCIO), Formador e palestrante em diversas áreas da Medicina Natural e de Desenvolvimento pessoal/Intuitivo.

Nothing to display